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segunda-feira, 4 de abril de 2011

A HISTÓRIA DO JAPÃO-Período Yamato


Período Yamato----O Período Yamato (japonês: 大和時代-Yamato-jidai) foi uma etapa da história japonesacolocada entre a segunda metade do século III d.C. e o ano de 710 (estabelecido como o início da era Nara). Durante esse período, surge no Japão o primeiro governo centralizado na atual região da planície de Nara responsável pela adoção de conhecimentos avançados das sociedades asiáticas vizinhas, por construções grandiosas e pela unificação de grande parte do arquipélago do Japão. O Período Yamato é normalmente divido em dois períodos menores: o período Kofun (250 a 538) e o chamado iluminismo Asuka (538 a 710). O primeiro é assim chamado em razão do grande número de túmulos antigos encontrados por todo oJapão, atribuídos a essa época (Kofun significa “túmulo antigo”), enquanto o segundo se refere a uma região na qual se fixou a corte japonesa. Por muito tempo a época Yamato foi tida como o momento de surgimento de uma dinastia milenar: de acordo com a tradição mítica, o primeiro Mikado japonês teria sido Jimmu Tenno, fundador da dinastia sagrada em 660 a.C.Após a Segunda Guerra Mundial, contudo, as asserções tradicionais foram revistas e os documentos históricos foram submetidos a uma severa crítica historiográfica. As fontes utilizadas para reconstituir o período Yamato da História do Japão são, principalmente, as crônicas históricas do século VIII (Nihon Shoki e o Kojiki), descrições estrangeiras (fontes coreanas e chinesas), as inscrições antigas (epigrafia e iconografia) e os achados arqueológicos, sobretudo no que diz respeito aos túmulos pré-históricos. [ Estabelecimento dos Yamato----O reino de Yamato parece ter surgido na região da planície de Nara no sul de Honchu entre 250 e 300 d.C. Seus soberanos eram, muito provavelmente, chamados pelo título de ōkimi (“Grandes Reis”), como nos permitem entrever as antigas inscrições em espadas do século V.[3] A ascensão deste reino é paralela ao desenvolvimento do cultivo de arroz e sua expansão pelo território japonês. As largas construções funerárias nas quais os ōkimi eram enterrados continuam sendo os principais testemunhos do surgimento de um governo centralizado nesta época. De acordo com as fontes chinesas (Wei), oJapão era, até meados do século III, um conjunto de pequenas comunidades desarticuladas. A existência do reino de Yamato (Yamatai nas fontes chinesas) é atestada; viajantes chineses descreveram a famosa rainha Himiko, que teria governado o Japão no século III, considerada uma espécie de xamã dotada de poderes mágicos. a Túmulos Antigo---O contato japonês com a península coreana foi responsável por introduzir no país uma série de práticas inovadoras como alguns rituais sagrados, certas formas de artesanato e antigas formas de práticas funerárias. Os grandes túmulos reais japoneses, ainda hoje a principal fonte de informação sobre a Era Yamato, eram herdeiros de uma tradição chinesa e coreana, realizada já há algum tempo. Esses túmulos podiam ter de 40 a 80 metros de largura, tinham formato de fechaduras e normalmente eram cercados por estatuetas de argilachamados de “haniwa”. Sua construção é geralmente relacionada à necessidade de afirmação do poder dos sucessores reais. Área Shiki-- Durante o primeiro século do período Yamato, a corte provavelmente se encontrava instalada na região de Shiki, no pé do Monte Miwa, uma vez que nessa região foi encontrada uma grande concentração de construções funerárias. A dimensão dessas construções não deixa dúvidas de que se tratavam de construções efetuadas sob um governo forte e centralizado. Esse desenvolvimento é relacionado por muitos autores à ampliação da produção rural por meio de novas tecnologias (introdução dometal, técnicas de irrigação, etc.). Os primeiros reis Yamato eram profundamente relacionados aos deuses (kami), e detinham funções tanto seculares como religiosas (no antigo Japão, a palavra governo – matsurigoto – era relacionada ao culto religioso). Com efeito, como afirma onihon shoki, acreditava-se que a dinastia real era descendente direta da divindade do Sol (Amaterasu Omikami). O Mt. Miwa, próximo da regiãoShiki, foi uma região de veneração sagrada que estava vinculada ao governo dos primeiros Yamato. O Nihon Shoki fala de um rei desse período, Sujin, que teria dado importância para os rituais sagrados e os kami. O rei Sujintambém teria sido responsável por salvar o reino Yamato de inúmeras calamidades ao apelar aos deuses locais (do Mt. Miwa), de acordo com os relatos míticos do Nihon Shoki. Todas essas observações apontam para o papel fundamental da religião na legitimação dos primeiros reis yamataiÁrea Saki
A partir de meados do século IV, os ōkimi yamato passaram a ser enterrados na região de Saki, a noroeste da atual cidade de Nara. Nessa época, os yamato principiavam um movimento de expansão militar e reafirmação religiosa.[8] O santuário de Isonokami substituiu o Mt. Miwa como centro religioso do reino, e as práticas religiosas e militares se tornam cada vez mais dependentes. O uso de armas de metal e sua presença como oferenda aos deuses nos santuários Saki, além de mitos doNihon Shoki (como um referente aos filhos da rainha Suinin) indicam essa relação cada vez mais profunda estabelecidade entre essas duas esferas.
]Kanji
A Escrita chinesa foi introduzida no Japão durante o século IV d.C.[9] Ainda hoje a escrita japonesa combina a escrita chinesa (Kanji) com os seus dois outros alfabetos silábicos, o hiragana ekatagana.

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